Tarde nada favorável

 







Este tarde sub18 e sub16 bateram-se diante o seu rival Dramático de Cascais, que levou à melhor sobre a equipa da AAC.

Sub18 – 6-19

Sub16 – 0-22

É necessário mais empenho dos atletas da AAC para melhorarem a qualidade de jogo.

INDICAÇÕES para PREENCHIMENTO de BOLETINS de JOGO

Após recepção dos boletins de jogo dos jogos realizados nos escalões de sub 16, Sub 18 e sub 20 e dos jogos da Taça de Portugal seniores, verificou-se que muitas equipas apresentaram jogadores (e que têm jogado) sem qualquer tipo de identificação.

A partir de agora, altura em que os escalões de sub 16 a sub 20 já "entraram" no Campeonato Nacional, vem a FPR (Direcção, Comissão de Provas, CA e DTA)informar os árbitros que devem fazer cumprir as seguintes NORMAS:

1. No momento de verificação do preenchimento do Boletim de Jogo pelos delegados das equipas, o árbitro deve confirmar que todos os atletas que nele constam estão correctamente identificados através do cartão de jogador FPR, ou na ausência deste, através do Bilhete de Identidade, Passaporte (ou autorização de residência) ou carta de condução. [artigo 28º, ponto 2 do RGC]

2. Caso se verifique que um jogador não está correctamente identificado no Boletim de Jogo, o árbitro deve informar o delegado de equipa daquele jogador que o jogador (ou jogadores) em causa está impedido de poder participar no jogo sem identificação correcta.

3. No caso de uma equipa apresentar menos do que 12 (doze) jogadores correctamente identificados no Boletim de Jogo, o árbitro não deverá permitir a realização do jogo, alegando número insuficiente de jogadores apresentado para dar início ao jogo, situação prevista no RGC, Artigo 41º, ponto 2.

4. O árbitro não deve dar início a qualquer jogo sem o Boletim de Jogo correctamente preenchido e na sua posse!

Alguns árbitros estão a correr sérios riscos ao permitir que os jogos se realizem em condições irregulares:

- o Bolteim de Jogo serve para salvaguardar a integridade física dos jogadores em caso de lesão (se estiverem inscritos terão seguro);

- o Boletim de Jogo serve para defender a verdade desportiva, obrigando as equipas a participarem no jogo de acordo com as Leis do Jogo e os Regulamentos internos (Regulamento Geral de Competições);

- o Boletim de Jogo serve para salvaguardar todos os intervenientes no jogo em caso de incidentes do foro disciplinar, onde aqueles estão claramente identificados.

5. No final do jogo, o árbitro deve indicar no Boletim de Jogo quais os jogadores marcadores de cada equipa.

Para facilitiar esta tarefa, o árbitro pode/ deve apontar o número da camisola do jogador marcador do ensaio/ pontapé no seu bloco onde aponta o resultado durante o jogo.

No final do jogo, o árbitro deve confirmar junto dos delegados das equipas os jogadores marcadores. Isto poderá ser necessário nos casos em que os jogadores apresentam camisolas com numeração diferente daquele que consta no Boletim de Jogo (há equipas a seguir o exemplo do futebol, com camisolas numeradas "fora do tradicional" 1-22/ 23.)

José Nicolau

Vice Presidente da FPR

Prémios FPR

PortugalRUGBYnet

2007.11.2

PRÉMIOS FPR

Os premiados FPR na época 2006/2007 foram os seguintes :

Jogador do ano - Vasco Uva


Revelação do ano - Tiago Girão

Árbito do ano - João Mourinha

Treinador do ano - Tomás Morais

Sub19

Joga dia 3-11 o último jogo do Campeonato da Europa frente à Russia.

14h00 - Bruxelas

Espanha derrotada pela Holanda por 8 - 3

Tomaz Morais no "país do não"

"Tomaz Morais,...traça um retrato duro de Portugal, o país onde é proibido vencer:

“Considero que é difícil liderar equipas em Portugal – um país que não cresce por culpa do individualismo, da inveja e do pensamento negativo de quem nos lidera.

O nosso principal “calcanhar de Aquiles” está relacionado com um problema de insatisfação permanente. Somos tradicionalmente insatisfeitos e isso torna-nos muito críticos de tudo e de todos. Revelamos um excesso de preocupação com o trabalho de quem está ao nosso lado e esquecemo-nos de concentrar esforços na construção do nosso próprio caminho.

Além disso, temos muitos problemas em lidar com os êxitos dos outros. Entendemos que o sucesso alheio é o nosso insucesso. Em vez de ficarmos orgulhosos por termos em Portugal pessoas que vencem e levam o nome do país bem alto, vivemos numa ânsia doentia de ver ofuscado esse êxito. A verdade é que perdemos muitas horas das nossas vidas a cobiçar o que o outro tem, mas raramente estamos dispostos a trabalhar mais um minuto para poder chegar ao patamar que gostaríamos. É duro dizê-lo, mas somos muito individualistas, até invejosos, e isso não nos tem permitido crescer.

Por outro lado, não sabemos, nem queremos trabalhar em equipa. Nunca ninguém nos ensinou a funcionar em grupo e, talvez por isso, vivemos concentrados no nosso umbigo. Em Portugal, as pessoas têm tendência para não ouvir os outros, vivemos centrados em nós próprios mas, paradoxalmente, não perdemos tempo a valorizar as nossas competências. Porquê? Porque somos pouco exigentes – vivemos no país do “quanto baste”.

Depois, a somar a tudo isso, pensamos negativo. Quem nos lidera pensa negativo, passa informações negativas, estamos sempre a debater os mesmos problemas para os quais nunca encontramos soluções. O “não” deve ser a palavra que mais ecoa do Minho ao Algarve: somos habituados desde pequenos a ouvir que as coisas são difíceis, que não conseguimos, que não temos, que não nos deixam, que não devemos fazer, que não podemos inovar, ou que não é possível sermos ambiciosos. Parece até que está inscrito no nosso código genético a expressão “Atenção, não podemos vencer”.”"

fonte: "http://blogdaformacao.wordpress.com"

Jogos Para 3 e 4 Novembro

Sub 18
3-11 - 14h00 AA COIMBRA-GDS CASCAIS

Sub16
3-11 - 15h30 AA COIMBRA-GDS CASCAIS

Estádio Universitário de Coimbra

Não Faltes!

DIA NACIONAL DO RUGBY

2007.10.26
DIA NACIONAL DO RUGBY

No dia 1 de Novembro 2007, em Coimbra realiza-se o Dia Nacional do Rugby, com a organização da Federação Portuguesa de Rugby, Câmara Municipal de Coimbra e Comité Regional de Rugby de Coimbra. Divulgamos o programa

HORA LOCAL ACTIVIDADE
10H00 Estádio Universitário Coimbra Torneio de Clubes Emergentes
11H00 Escola Superior Agrária Coimbra Convívio Nacional Rugby Sub-8, Sub-10 e Sub-12
12H45 Art & Gala Almoço - Entrega de Prémios da FPR
14H00 Estádio Municipal Sérgio Conceição Super Taça Feminina - AEESA COIMBRAvsSL BENFICA
16H00 Estádio Municipal Sérgio Conceição Super Taça Masculina - CDUPvsAEIS AGRONOMIA
18H00 Estádio Municipal Sérgio Conceição "3ª Parte" - Lanche/Convívio para as equipas

Nomeados para os Prémios FPR 2006/2007

JOGADOR DO ANO
Vasco Uva - GD Direito
Le Roux – AEIS Agronomia
Duarte Cardoso Pinto – AEIS Agronomia
TREINADOR DO ANO
Daniel Hourcade- GD Direito/Treinador Adjunto do Seleccionador
Ricardo Sequeira- AEIS Agronomia
Tomaz Morais- Seleccionador Nacional
ÁRBITRO DO ANO
Rohan Hoffmann
Arsénio Tomaz
João Mourinha
REVELAÇÃO DO ANO
Pedro Cabral - CDUL
Tiago Girão- CDUL
Francisco Mira- AEIS Agronomia

Paralelamente irá decorrer uma acção de formação/recrutamento para jovens árbitros nos locais das competições, entre as 10H00 e as 17H30, e uma conferência com a participação do Seleccionador Nacional, Professor Tomaz Morais, conforme o seguinte programa


ESTÁDIO CIDADE DE COIMBRA
(Sala de Imprensa do Estádio Cidade de Coimbra)
HORA TEMA
12H00 - Participação da Selecção Portuguesa na Taça do Mundo
12H30 - Motivação e Liderança no Desporto de Rendimento
13H00 - Promoção de debate

Campeonato da Europa Sub19

A selecção nacional foi esta tarde derrotada pela Roménia na 1/2 final do Europeu da FIRA. Com esta derrota, os jovens lusos dizem adeus à possibilidade de marcar presença no Mundial sub-20 de 2008.
47-16 Resultado Final

Sub19

Campeonato da Europa Sub19
31-10-2007
Portugal vs Romenia

Sub19 Vencem na Bélgica

Ficha de Jogo
Selecção Nacional sub19 venceu o primeiro jogo do Campeonato da Europa frente à Alemanha.
Ricardo Ferreira
Marques
David Martins
Doria
Pratas
Brás
Moreira
Sousa
Ribeiro
Miranda (3+2)
Sarmento
Silveira
Cabral
Oliveira (Dias(5))
Salgado (5)
Jesus
Pereira
Fernandes
Alves

Agronomia - AAC

1- Alberto
2- Luis Pinto
3- João Santos
4- Rafael Espirito Santo
5- Afonso Cunha
6- Antonio Cortesão
7- Diogo Flores
8- Tiago Candeias
9- Pedro Macedo
10- Luis Faria (cap.) (5)
11- João Luis
12- Manuel Bessa
13- Pedro Moniz
14- Miguel Margato
15- Pedro Lima
16- João Correia
17- Luis Jiang
resultado final : 17-5