Convocatória final da taça de Portugal

Os referidos atletas devem comparecer no EU às 18h30 4/5/2007

António Salgueiro
Armando Albuquerque
Diogo Morais
Diogo Nunes
Eduardo Salgado
Francisco Brito
Francisco Ferreira
Frederico Dias
Gonçalo Gomes
Henrique Ribeiro
João Boni
João Maria
João Mateus
João Tavares
José Dinis
José Miguel Almeida
Luís Pedrosa
Miguel Fernandes
Nelson Alves
Paulo Pinheiro
Ricardo Ferreira
Jaime Cortesão
Tomás Pinto

Diário de Coimbra

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL - JUNIORES

5 de Maio de 2007
Estádio Universitário de Lisboa
16H45 campo de Honra

AA Coimbra - CDUL

CAMPEONATO NACIONAL- DIVISÃO DE HONRA FINAIS
Estádio Universitário de Lisboa
18h30 campo de Honra

A caminho da final

A Caminho da Final
Não há muito a dizer em relação à meia-final que opôs a Académica e Lousã. Os "pretos" entraram motivados e concentrados na realização do seu objectivo. Os primeiros minutos de jogo foram passados na 22 da Lousã com a Académica a tentar utilizar as linhas atrasadas para abrir buracos na defesa lousanense. A organização ofensiva da Académica era excelente, a 3a linha esteve em alta, e foi mesmo António Salgueiro que abriu o resultado, aparecendo num lugar um pouco estranho para um número 8 e, apanhando desprevenido o adversário. Muito mérito dos médios, João Boni e José Almeida, que tiveram a visão e técnica para realizar jogadas de qualidade como a que deu o primeiro ensaio.
Os "pretos" não iriam abrandar o ritmo e colocaram novamente o jogo no campo adversário. A excelente pressão defensiva da Académica iria provocar o desentendimento da Lousã, e o ensaio de Tomás Pinto era fruto de muita pressão e pouco entendimento.
A primeira parte iria acabar da mesma maneira que começou. O 5 da frente a trabalhar incansavelmente, a 3a linha muito móvel, médios inteligentes e organizadores de jogo, centros perfurantes e poderosos na defesa, e o três de trás rápido a sair para o contra-ataque e aparecer bem na tentativa de finalização de jogadas organizadas. Pouca sorte para as linhas atrasadas que não concluíram nenhum ensaio. Mérito para o pack que se mostra organizado, forte e disponível para jogar. Armando Albuquerque iria marcar e assim a Académica ia para o intervalo a vencer confortavelmente.
Na segunda parte tudo na mesma. A Lousã poucas oportunidades teve, tentou colocar o jogo no meio campo dos "pretos" através de pontapés mas sem efeito, pois a Académica era rápida a voltar ao campo adversário. Houve apenas um ensaio, novamente de António Salgueiro, que volta a aparecer na ponta para espanto do adversário. Uma segunda parte com pouca história. A Académica dominou na formação ordenada, teve alguns problemas na circulação de bola e no alinhamento mas mostrou-se implacável na pressão defensiva. Foi notório a boa forma física em que os atletas se encontram, incansáveis durante todo o jogo, mostrando vontade de marcar, tomando a iniciativa. De realçar também o trabalho dos pontapeadores, tanto João Boni (2+2) como José Almeida (2+3) se mostraram perfeitos na arte de bem chutar.
A Académica vence por 29-0 mas fica a impressão que poderia ter feito melhor. O resultado não espelha o que se passou dentro de campo, mas temos de dar mérito ao adversário por isso.
Felicito todos os atletas pela vitória obtida e pela qualificação para a final da taça de Portugal, e acredito que com trabalho, dedicação e muito suor seja possível sair vencedor.
Parabéns à equipa técnica que acompanha os jogadores e também aos dirigentes que nos têm apoiado. Dia 5 terão a oportunidade de agradecer a todos os que vos têm apoiado.

Texto de TRC