Leis de Jogo


2 – LEIS DO JOGO

BAMBIS – SUB 8

Idade limite – 8 anos até ao final do ano civil da época em que se inscrevem.
1. BOLA
A bola a utilizar deverá ser a nº. 3
2. NÙMERO DE JOGADORES
Cada equipa será constituída por 5 (cinco) jogadores mais suplentes
São permitidas substituições ilimitadas, durante todo o tempo do encontro, podendo os jogadores substituídos voltar a entrar.
3. DURAÇÃO DO JOGO
O tempo de jogo será de 10 (dez) minutos sem intervalo.
Nas competições deste escalão (Convívios) é desejável que cada equipa realize pelo menos 3 jogos (intercalados) até um máximo de 5
4. FORMAÇÃO ORDENADA
Não há formação ordenada neste escalão. Quando há um adiantado ou bola presa, o jogo é interrompido e a bola deve ser entregue pelo educador, a altura da visão, a um jogador da equipa não infractora (alternadamente a diferentes jogadores), colocando-se a outra a 5 metros.
5. “MAUL” E “RUCK”
Não deixar prolongar os “Ruck’s” e “Maul’s”, por muito tempo (5’’ max.), para evitar pressões e tensões exageradas e assim diminuir o perigo de lesão. Explicar bem que um jogador placado no chão deve largar a bola imediatamente.
6. ALINHAMENTO
Neste escalão não há alinhamento.
Sempre que a bola sair pela linha lateral, o jogo recomeça da mesma forma descrita na formação ordenada, mas a 3 metros da linha lateral.
7. COLOCAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS NAS FALTAS
Quando da execução de qualquer falta, os adversários deverão estar sempre a 5 metros. É importante definir bem estes 5 metros (5 passos) para que haja espaço para jogar.
8. FORMA DE INICIAR E REENICIAR O JOGO
No início da 1ª e 2ª partes e após ensaio, o jogo inicia-se com a bola no centro do terreno, da mesma forma descrita na formação ordenada, com os adversários a 5m. Na eventualidade de existir uma acção do jogo que provoque um “pontapé de 22 m” este deve ser realizado no meio campo, da forma descrita anteriormente.
9. JOGO AO PÉ
Neste escalão não existe jogo ao pé.
10. PLACAGEM E HAND-OFF
Só são permitidas placagens à cintura (ou abaixo) e não é permitido fazer handoff
11. EXCLUSÕES
O árbitro pode excluir um jogador por um período de 2 ou 5 minutos, conforme a gravidade do acto cometido, podendo esse jogador ser imediatamente substituído, de modo que as equipas joguem sempre em igualdade numérica. Só no caso de uma equipa possuir unicamente 5 jogadores, e um jogador seu for excluído, haverá inferioridade numérica temporária dessa equipa.
NOTA: Nestes escalões é permitido que os Educadores/Treinadores possam estar dentro do terreno de jogo, exclusivamente numa perspectiva pedagógica
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BENJAMINS – SUB 10

Idade limite – 10 anos até ao final do ano civil da época em que se inscrevem.
1. BOLA
A bola a utilizar deverá ser a nº. 4
2. NÙMERO DE JOGADORES
Cada equipa será constituída por 7 (sete) jogadores.
São permitidas substituições ilimitadas, durante todo o tempo do encontro, podendo os jogadores substituídos voltar a entrar.
3. DURAÇÃO DO JOGO
O tempo do jogo será de 15 (quinze) minutos seguidos sem intervalo. Nas competições deste escalão (convívios) é desejável que cada equipa realize pelo menos 3 jogos (intercalados). Até um máximo de 5
4. FORMAÇÃO ORDENADA
a) A Formação Ordenada é composta por 3 jogadores.
b) Não é permitida qualquer tipo de força. Os jogadores “encaixam” (como numa 1ª linha tradicional) e mantêm o equilíbrio.
c) A talonagem da bola deverá ser executada obrigatoriamente com os pés do talonador e a bola é ganha sempre pela equipa introdutora.
d) A introdução da bola será sempre feita do lado esquerdo, ou seja do lado da cabeça livre da sua 1ª linha.
e) O jogador a quem compete introduzir a bola (Médio de Formação) uma vez esta introduzida, retira-se para trás da sua formação ordenada até à saída da bola.
f) O Médio de Formação adversário coloca-se atrás da sua formação ordenada no momento da introdução, até que o M. Formação contrário passe a bola a outro jogador ou tome a iniciativa de correr com ela.
5. “MAUL” E “RUCK”
Não deixar prolongar os “Ruck’s” e “Maul’s”, por muito tempo, para evitar pressões e tensões exageradas e assim diminuir o perigo de lesão. Explicar bem que um jogador placado no chão deve largar a bola imediatamente.
6. ALINHAMENTO
a) Alinhamento constituído por dois jogadores, mais um introdutor. O 1º jogador do alinhamento terá que estar a um mínimo de 3 metros da linha lateral.
b) A bola pode ser disputada.
c) O jogador que saltar no alinhamento, não poderá ser elevado, nem apoiado no ar pelos seus colegas (não é permitido o lifting).
d) O jogador que ganha a bola no alinhamento, terá que a transmitir ao seu médio de formação
e) O jogador que ganhe a bola no alinhamento, nunca pode ser placado
f) Qualquer infracção a estas normas, será punida com um pontapé livre a 5 metros da linha lateral
g) Nenhum jogador deve passar a linha de fora de jogo (que é de 5 metros) até que:
. O Formação tenha passado a bola ou começado a correr com ela
. Que a bola tenha tocado no chão
NOTA:
1 – O introdutor deve introduzir a bola para o meio do corredor e não deliberadamente para o seu campo.
2 – O árbitro deve definir bem a linha de fora de jogo para os jogadores que não fazem parte do alinhamento (5 metros).
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7. COLOCAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS NAS FALTAS
Quando da execução de qualquer falta os adversários deverão estar sempre a 5 metros. É importante definir bem estes 5 metros (5 passos) para que haja espaço para jogar.
8. FORMA DE INICIAR E REINICIAR O JOGO
No início da 1ª e 2ª partes e após ensaio, o jogo inicia-se com a bola no centro do terreno, mas como se tratasse da marcação de uma falta, ou seja com um pequeno toque com o pé na bola, e os adversários colocados a 5 metros.
Na eventualidade de existir uma acção do jogo que provoque um “pontapé de 22 m” este deve ser realizado no meio campo, da forma descrita anteriormente.
9. JOGO AO PÉ
Neste escalão não existe jogo ao pé.
10. PLACAGEM E HAND-OFF
Só são permitidas placagens à cintura (ou abaixo) e não é permitido fazer handoff
11. EXCLUSÕES
O árbitro pode excluir um jogador por um período de 2 ou 5 minutos, conforme a gravidade do acto cometido, podendo esse jogador ser imediatamente substituído, de modo que as equipas joguem sempre em igualdade numérica.
Só no caso de uma equipa possuir unicamente 7 jogadores, e um jogador seu for excluído, haverá inferioridade numérica temporária dessa equipa.
NOTA:
Nestes escalões é permitido que os Educadores/Treinadores possam estar dentro do terreno de jogo, exclusivamente numa perspectiva pedagógica.
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INFANTIS – SUB 12

Idade limite – 12 anos até ao final do ano civil da época em que se inscrevem.
1. BOLA
A bola a utilizar deverá ser a nº 4
2. NÙMERO DE JOGADORES
Cada equipa será constituída por 10 (dez) jogadores.
São permitidas substituições ilimitadas, durante todo o tempo do encontro, podendo os jogadores substituídos voltar a entrar.
3. DURAÇÃO DO JOGO
O tempo do jogo será de 10+10 (vinte) minutos, com 1’ de intervalo.
Nas competições deste escalão (convívios) é desejável que cada equipa realize pelo menos 3 jogos (intercalados).
4. FORMAÇÃO ORDENADA
a) A Formação Ordenada é composta por 5 jogadores. Formam uma 1ª e 2ª linhas tradicionais.
b) Não é permitida qualquer tipo de força. Os jogadores “encaixam” e mantêm o equilíbrio.
c) A talonagem da bola deverá ser executada obrigatoriamente com os pés do
talonador e a bola é ganha sempre pela equipa introdutora.
d) A introdução da bola pelo médio será sempre feita ao lado esquerdo, ou seja do lado da cabeça livre da sua 1ª linha.
e) O jogador a quem compete introduzir a bola (Médio de Formação) uma vez esta introduzida, retira-se para trás da sua formação ordenada até à saída da bola.
f) O Médio de Formação adversário coloca-se atrás da sua formação ordenada no momento da introdução, até que o M. Formação contrário passe a bola a outro jogador ou tome a iniciativa de correr com ela.
5. “MAUL” E “RUCK”
Não deixar prolongar os “Ruck’s” e “Maul’s”, por muito tempo, para evitar pressões e tensões exageradas e assim diminuir o perigo de lesão. Explicar bem que um jogador placado no chão deve largar a bola imediatamente.
6. ALINHAMENTO
a) Alinhamento constituído por quatro jogadores, mais um introdutor O 1º jogador do alinhamento terá que estar a um mínimo de 3 metros da linha lateral.
b) A bola pode ser disputada.
c) O jogador que saltar no alinhamento, não poderá ser elevado, nem apoiado no ar pelos seus colegas (não é permitido o lifting).
d) É permitido utilizar o maul dinâmico durante 5”
e) O jogador que ganhe a bola no alinhamento, não pode ser placado.
f) Qualquer infracção a estas normas, será punida com um pontapé livre a 5 metros da linha lateral
g) Nenhum jogador deve passar a linha de fora de jogo (que é de 5 metros) até que:
. O Formação tenha passado a bola ou começado a correr com ela
. Que a bola tenha tocado no chão
8. FORMA DE INICIAR E REINICIAR O JOGO
No início da 1ª e 2ª partes e após ensaio, o jogo começa com um pontapé de ressalto no centro do terreno, tendo a bola que percorrer 5 metros – os adversários estão colocados também a 5 metros.
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O pontapé de recomeço (22) é executado da mesma maneira anterior, mas em qualquer ponto da linha, sem carga dos adversários que estão a 5 metros.
9. JOGO AO PÉ
Só será permitido jogar ao pé para dentro da área de jogo.
Se for realizado um pontapé directo para fora, será executado pela equipa não infractora, um pontapé livre no sítio onde foi pontapeada a bola.
10 PLACAGEM E HAND-OFF
Só são permitidas placagens à cintura (ou abaixo) e só é permitido fazer handoff abaixo do nível dos ombros
11 EXCLUSÕES
O árbitro pode excluir um jogador por um período de 2 ou 5 minutos, conforme a gravidade do acto cometido, podendo esse jogador ser imediatamente substituído, de modo que as equipas joguem sempre em igualdade numérica. Só no caso de uma equipa possuir unicamente 10 jogadores, e um jogador seu for excluído, haverá inferioridade numérica temporária dessa equipa.
NOTA:
Nestes escalões não é permitido que os Educadores/Treinadores possam estar dentro do terreno de jogo.
Recomendações aos Árbitros/Educadores:
1. Deve se possível, prevenir eventuais faltas e explicar a razão que o levou a assinalar uma falta, designadamente na aplicação da Lei da Vantagem
2. Preocupar-se com as condições físicas dos jogadores, interrompendo o jogo quando entender que a sua continuação pode ser prejudicial
3. Estar atento a gestos violentos como:
a) placagens ao pescoço, ou qualquer tipo de placagem acima da cintura;
b) placagens de colher (equivalente a uma rasteira feita com a mão), distinguindo a intencional da que resulta de uma placagem falhada;
c) placagens fora de tempo, distinguindo bem as que, embora tenham sido realizadas fora de tempo, são consequência de actos já iniciados, imparáveis e não intencionais;
d) repulsão (“hand-off”) feito com a mão fechada ou batida de cutelo, exigindo mão aberta e palma da mão virada e apoiada no adversário, no prolongamento do braço; mas nunca na cara ou cabeça (abaixo dos ombros)
e) cotoveladas, ao esbracejar perante placagens altas ou formação de “Maul”;
4. Usar de um critério adequado ao nível dos praticantes, no julgamento de infracções técnicas que não envolvem risco de lesão, de forma a não interromper excessivamente o jogo (caso de passe para diante por ”centímetros”, etc.).
5. Os jogos deverão ser arbitrados preferencialmente pelos educadores das equipas.
¨ Uniformizar os critérios de aplicação das regras
¨ Ser rigorosos no que respeita a aplicação das regras que protegem o jogador e os princípios do jogo
¨ Ensinar e aplicar as normas de conduta próprias da modalidade com respeito pelo fair play.
¨ Ajuizar de forma preventiva, informativa, decidida e pedagógica
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