Os Comportamentos

VALORES PEDAGÓGICOS
– DIREITOS DO JOVEM PRATICANTE
¨ DIREITO AO PRAZER
“Procuro alegria e prazer no jogo, por isso tenho de ser respeitado”
¨ DIREITO À SAÚDE
“Eu não sou uma máquina a jogar”
¨ DIREITO A BOAS CONDIÇÕES DE PRÁTICA
“As minhas exigências são idênticas às dos adultos”
¨ DIREITO AO RESPEITO
“Por favor não me perturbem enquanto jogo”
¨ DIREITO À DIFERENÇA
“Eu não posso ser um campeão, mas posso vir a ser”
¨ DIREITO A UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE
“Eu quero ser compreendido e que me ajudem a viver melhor”
¨ DIREITO À INICIATIVA
“Quando jogo eu quero estar livre para tomar as minhas decisões”
¨ DIREITO À COMPETIÇÃO
“Eu quero competir (jogar) com os outros para poder competir”
¨ DIREITO À EXPRESSÃO
“Não façam tudo por mim, eu posso fazer coisas e participar na vida activa do
clube”
¨ DIREITO À RESPONSABILIDADE
“Eu tenho no campo tal com na vida as minhas obrigações”

- Rugby – um ensaio para a VIDA
O Rugby como um meio de desenvolvimento integral do jovem (psicológico, fisiológico, social e motor), deve contemplar alguns aspectos como:
¨ Hábitos de higiene e de trabalho
¨ Disciplina e responsabilidade
¨ A coragem, a inteligência e a criatividade
¨ Cooperação, amizade e solidariedade
¨ Sentido colectivo
¨ Capacidades motoras
¨ Fair Play:
Respeito por si próprio
Respeito pelos companheiros
Respeito pelos adversários SEMPRE (nas vitórias e nas derrotas)
Respeito pelos árbitros e outros intervenientes no jogo.


RECOMENDAÇÕES AOS PAIS
O que os pais DEVEM fazer para ajudar os filhos que praticam desporto:
Estar pressente nas competições em que eles participem;
Encoraja-los a respeitarem as regras da modalidade e do espírito desportivo;
Dar um bom exemplo através de um relacionamento amigável com os pais, dirigentes, árbitros e staff de apoio;
Realçar sempre o prazer de fazer desporto e a alegria de participar;
Elogiar o esforço realizado e os progressos conseguidos;
Aplaudir todas as boas jogadas, independentemente de quem as realiza;
Ajudar a conciliar as suas actividades escolares e desportivas;
Apoiar e acompanhar a actividade, sem o pressionar ou intrometer-se;
Ter sempre presente que se trata de uma actividade dos jovens e para os jovens;
Ajudar o treinador, o dirigente e o clube na resolução dos problemas relacionados com a actividade desportiva (Convívios, treinos etc.) Ter um comportamento respeitador e comedido perante as vitorias e as derrotas ajudar o filho a assumir semelhante atitude.
Encorajá-los para um estio de vida activa

O que os pais NÃO devem fazer:
Forçar os filhos a participarem em qualquer actividade desportiva;
Discutir com os árbitros e juízes;
Comentar publicamente, de forma depreciativa, o comportamento de jogadores, treinadores, árbitros e pais;
Interferir de algum modo no trabalho do treinador;
Criticar excessivamente os resultados alcançados pelos filhos;
Ajudar a criar expectativas exageradas sobre o seu futuro como praticante desportivo;
Alimentar, com elogios fáceis, o aparecimento de atitudes de vaidade e de sobranceria;
Proibir a prática desportiva como forma de castigo, em particular face a maus resultados escolares
Evitar colocar os jovens sobre grande pressão na procura das vitórias
Não interferir no jogo e não criar ansiedade.
Fonte:"FPR/ARS Guia de Convívios de Rugby Juvenil 10"

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