INDICAÇÕES para PREENCHIMENTO de BOLETINS de JOGO

Após recepção dos boletins de jogo dos jogos realizados nos escalões de sub 16, Sub 18 e sub 20 e dos jogos da Taça de Portugal seniores, verificou-se que muitas equipas apresentaram jogadores (e que têm jogado) sem qualquer tipo de identificação.

A partir de agora, altura em que os escalões de sub 16 a sub 20 já "entraram" no Campeonato Nacional, vem a FPR (Direcção, Comissão de Provas, CA e DTA)informar os árbitros que devem fazer cumprir as seguintes NORMAS:

1. No momento de verificação do preenchimento do Boletim de Jogo pelos delegados das equipas, o árbitro deve confirmar que todos os atletas que nele constam estão correctamente identificados através do cartão de jogador FPR, ou na ausência deste, através do Bilhete de Identidade, Passaporte (ou autorização de residência) ou carta de condução. [artigo 28º, ponto 2 do RGC]

2. Caso se verifique que um jogador não está correctamente identificado no Boletim de Jogo, o árbitro deve informar o delegado de equipa daquele jogador que o jogador (ou jogadores) em causa está impedido de poder participar no jogo sem identificação correcta.

3. No caso de uma equipa apresentar menos do que 12 (doze) jogadores correctamente identificados no Boletim de Jogo, o árbitro não deverá permitir a realização do jogo, alegando número insuficiente de jogadores apresentado para dar início ao jogo, situação prevista no RGC, Artigo 41º, ponto 2.

4. O árbitro não deve dar início a qualquer jogo sem o Boletim de Jogo correctamente preenchido e na sua posse!

Alguns árbitros estão a correr sérios riscos ao permitir que os jogos se realizem em condições irregulares:

- o Bolteim de Jogo serve para salvaguardar a integridade física dos jogadores em caso de lesão (se estiverem inscritos terão seguro);

- o Boletim de Jogo serve para defender a verdade desportiva, obrigando as equipas a participarem no jogo de acordo com as Leis do Jogo e os Regulamentos internos (Regulamento Geral de Competições);

- o Boletim de Jogo serve para salvaguardar todos os intervenientes no jogo em caso de incidentes do foro disciplinar, onde aqueles estão claramente identificados.

5. No final do jogo, o árbitro deve indicar no Boletim de Jogo quais os jogadores marcadores de cada equipa.

Para facilitiar esta tarefa, o árbitro pode/ deve apontar o número da camisola do jogador marcador do ensaio/ pontapé no seu bloco onde aponta o resultado durante o jogo.

No final do jogo, o árbitro deve confirmar junto dos delegados das equipas os jogadores marcadores. Isto poderá ser necessário nos casos em que os jogadores apresentam camisolas com numeração diferente daquele que consta no Boletim de Jogo (há equipas a seguir o exemplo do futebol, com camisolas numeradas "fora do tradicional" 1-22/ 23.)

José Nicolau

Vice Presidente da FPR

Sem comentários: