9 Questões

"O importante papel dos PAIS & MÃES na prática desportiva dos filhos

1. Incentivo demasiado o meu filho/a a fazer desporto e a participar em competições?
2. Dou indicações técnicas ao meu filho/a durante uma competição, antes ou depois da mesma?
3. Fico irritado com o meu filho/a, ou com a sua equipa, quando perdem com outros que penso não serem tão bons?
4. Recrimino o árbitro durante uma competição quando a sua actuação não me pareceu acertada?
5. Já ridicularizei o adversário à frente do meu filho/a?
6. Alguma vez dei demasiada importância ou critico o resultado do meu filho/a numa competição?
7. Castigo o meu filho, proibindo-o de jogar rugby quando não vai bem nos estudos ou porta-se mal?
8. Aborrece-me ou mostro pouco interesse em acompanhar o meu filho/a nos treinos e competições?
9. Penso que o meu filho/a poderia dedicar-se a outra actividade mais proveitosa que o rugby?"

"Se respondeu sim a muitas destas questões o seu filho/a pode estar a experimentar uma excessiva pressão ou apatia (por parte dos pais) em relação à actividade desportiva, que pode contribuir para desajustes emocionais que ajudam a deteriorar a relação familiar, perda de motivação ou desinteresse pela prática desportiva e até o abandono da mesma."


Fonte: GUIA DE CONVÍVIOS RUGBY JUVENIL 2006/2007 AR Sul

Sem comentários: