Bom Blog!

Rugbyguês

visitem e aprendam qualquer coisa!


http://rugbygues.blogspot.com/

World Cup 2007

Avant?

NPC Ensaios

Apoio e Continuidade

Grandes Duelos do Rugby

Joe vs Jonah

O terceiro tempo

Uma tradição importante no jogo do râguebi é o "Terceiro Tempo". Ao final da partida os jogadores das duas equipas se reúnem com adeptos e demais participantes para festejar o encontro, geralmente o banquete e as bebidas são oferecidos pela equipa da casa.

Cultura Desportiva

O rugby (râguebi em Portugal ou rúgbi no Brasil) é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Conta a lenda que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria agarrado a bola do jogo com as mãos, e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Isto teria ocorrido em 1823. O Rugby só foi reconhecido como desporto pela Football Association em 1863.
Mas é sabido que várias formas de jogo com bola existiam em toda a Europa no anos de 1800, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar "futebol".

O Jogo

O Rugby Union é a forma mais universal do jogo, sendo disputado por duas equipas de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos. O objectivo do jogo é marcar o maior número de pontos, sendo que são 4 as maneiras de se pontuar:

Ensaio - Um jogador consegue colocar a bola na área denominada "área de validação" da equipa adversária. Um ensaio vale 5 pontos.

Conversão - Após o ensaio, o equipa marcadora tem a possibilidade de desferir um pontapé, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. A conversão vale 2 pontos.

Drop Goal - Durante a partida, um jogador pode desferir um chuto tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato. Um drop goal vale 3 pontos.


Penalidade - Um jogador que ao ser (placado), cai ao chão, deve deixar a bola livre para que um outro companheiro retome a posse de bola. A retenção da bola por parte do jogador que esteja no chão provoca uma penalidade. "Placagem" alta perto ou no pescoço, chutar ou socar o adversário também é passível de penalidade. Há mais situações em que se assinalam penalidades. Quando assim é a equipa que sofre a falta pode tentar chutar a bola de maneira a tentar que ela passe por cima da barra transversal e entre os postes, tal como na conversão. Se conseguir, a equipa ganha 3 pontos.

Campeonato Nacional de Juniores

Quartos de Final

AA Coimbra vs CDUL

3 de Março 2007

Académica tem agora de demonstrar a sua capacidade e vontade para ultrapassar a sempre díficil equipa de CDUL. Recordamos que nas 2 últimas vezes que estas equipas se defrontaram o CDUL saiu sempre vencedor. Na 1ª Fase em Coimbra, venceu por 15-21, na segunda fase em Lisboa por 12-0. O favoritismo está do lado dos azuis. Contudo a AAC já esta época consegui dar a volta a resultados e derrotar equipas que há partida eram favoritas.

Juvenis ainda em formação






Foi um jogo de um sentido apenas e sempre para o lado da defensiva da AAC. O CDUL uma equipa bastante evoluída e a praticar um rugby com conhecimento profundo dos princípios básicos. Sempre há procura dos espaços na defensiva da AAC e com um estilo de jogo bastante perpendicular e objectivo o CDUL venceu e convenceu a equipa da AAC juvenis por uns expressivos 72-0.

Distração de Carnaval

Sem 7 dos seus habituais titulares a equipa júnior da AAC apresentou-se em Lisboa para defrontar o CDUL.
O jogo bem pobre por parte da equipa de AAC, que se esperava que comanda-se e organiza-se o jogo para vencer e chegar assim ao 2º lugar isolado.
Não consegui e nem mesmo o facto de jogar a 1ª parte a favor do vento fez com que a ambição e vontade dos jogadores subisse para marcar pontos. 0 – 0 resultado ao intervalo.
Na 2ª parte uma equipa do CDUL mais ambiciosa demonstrou , que se a AAC não queria vencer o jogo eles queriam e iriam fazer. O Caminho foi aberto pelo meio dos ¾ da académica que, das 2 vezes que falharam o CDUL aproveitou e bem, marcou pontos. 2 ensaios e uma transformação, foram suficientes para o CDUL vencer por 12-0. Uma AAC que entrou em campo sem vontade de jogar.