Cultura Desportiva

O rugby (râguebi em Portugal ou rúgbi no Brasil) é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Conta a lenda que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria agarrado a bola do jogo com as mãos, e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Isto teria ocorrido em 1823. O Rugby só foi reconhecido como desporto pela Football Association em 1863.
Mas é sabido que várias formas de jogo com bola existiam em toda a Europa no anos de 1800, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar "futebol".

O Jogo

O Rugby Union é a forma mais universal do jogo, sendo disputado por duas equipas de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos. O objectivo do jogo é marcar o maior número de pontos, sendo que são 4 as maneiras de se pontuar:

Ensaio - Um jogador consegue colocar a bola na área denominada "área de validação" da equipa adversária. Um ensaio vale 5 pontos.

Conversão - Após o ensaio, o equipa marcadora tem a possibilidade de desferir um pontapé, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. A conversão vale 2 pontos.

Drop Goal - Durante a partida, um jogador pode desferir um chuto tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato. Um drop goal vale 3 pontos.


Penalidade - Um jogador que ao ser (placado), cai ao chão, deve deixar a bola livre para que um outro companheiro retome a posse de bola. A retenção da bola por parte do jogador que esteja no chão provoca uma penalidade. "Placagem" alta perto ou no pescoço, chutar ou socar o adversário também é passível de penalidade. Há mais situações em que se assinalam penalidades. Quando assim é a equipa que sofre a falta pode tentar chutar a bola de maneira a tentar que ela passe por cima da barra transversal e entre os postes, tal como na conversão. Se conseguir, a equipa ganha 3 pontos.

Sem comentários: