Os jogos vencem-se a placar....Daí a nossa derrota

Muitos davam-se como derrotados logo à partida. E talvez por isso o primeiro ensaio que sofremos tenha acontecido naquelas condições. Iamos apenas para dar "show de placagem". Mas não era isso que se estava a passar.
Alinhamos com um 15 um pouco diferente. João Mateus, Luís Pinto e João Correia na primeira linha.Tiago Candeias e Rafael Espírto Santo completaram o 5 da frente. Tenho que elogiar o trabalho deste sector que esteve sempre presente nos rucks apesar de não os disputar com tanta dureza como o adversário. Na 3ª linha apenas uma novidade, a entrada de Luís Faria para 8.Diogo Flores e Diogo Oliveira (os asas) tiveram um jogo difícil pois a 3ª linha adversária impôs um ritmo de jogo bastante elevado mas conseguiram estar a bom nível. Luís Faria encaixou perfeitamente na sua nova posição voltando a mostrar do que é capaz placando tudo o que mexia apesar de alguns pequenos erros (por ainda não ter ritmo nesta posição). Também esteve excelente a capitanear a equipa. Pedro Macedo sofreu inúmeras faltas mas não virou a cara à luta mostrando do que é um verdadeiro 9 é feito. Na minha opinião o melhor em campo foi o carismático número 10 Zé Miguel. Desconhecia por completo o tipo de jogo da equipa mas rapidamente se adaptou e fez estragos marcando um ensaio e defendendo outros tantos. Os centros não estiveram no seu melhor, tanto por falta de oportunidades como por falta de entendimento. Manuel Bessa regressou aos jogos após o afastamento devido a lesão mas a falta de ritmo ainda se fez sentir. Pedro Salgado esteve bastante apagado no ataque mas fez uma sólida exibição defensiva. Numa ponta Pedro Lima mostrou que é a defender que se sente bem apesar de alguns erros posicionais. Miguel Tavares também se mostrou bem durante todo o jogo falhando apenas nas bolas que eram pontapeadas pelo CDUL. Telmo Cardoso esteve bem, novamente, mas desta vez a jogar a arrier. Teve uma boa prestação em campo, realçando a sua tranquilidade a colocar a bola no alinhamento. Embora podendo ter estado melhor na transição defesa/ataque, esteve seguro nas decisões que tomou.
Luís Jiang entrou e mostrou qualidade defensiva. Gonçalo Serra trabalhou bem na 1ª linha trabalhando nos rucks com empenho. António Cortesão e Miguel Almeida entraram para refrescar a equipa e aumentar o ritmo de jogo. Joaõ Santos entrou para reforçar o pack avançado mas teve alguns problemas físicos durante a sua estadia em campo. Afonso Cunha estreou-se com a camisola da Académica. No seu primeiro jogo mostrou muita vontade e garra.
O resultado não foi, sem dúvida, o pretendido mas todos temos consciência de que não mostramos vontade de vencer. Acordamos tarde para o jogo e adormecemos demasiado cedo. Muito trabalho nos espera durante as próximas semanas. Mostramos que temos capacidade para vencer. Mas para vencer é preciso suar.








fotografia: Luis Ferreira

Tu defendes???????

Alterações na Formação Ordenada .

Para os menos atentos....
A IRB efectuou alterações na forma de encaixe na Formação Ordenada. Que entram em vigor já no próximo mês de Janeiro.
Portanto resta pedir aos árbitros treinadores e jogadores que se adaptem o mais rápido possível a esta nova forma de proceder ao encaixe.
Não é difícil e serve para dar mais segurança à Formação Ordenada, bem como aos primeiros linhas. O método de disputa contínua. Apenas se alterou na distância entre as 2 primeiras linhas, devendo os tempos serem dados pelo árbitro da seguinte forma:

- Baixa – Joelhos flectidos, ombros mais altos que a cintura

- Toca – (Os pilares toca com a mão no ombro exterior do adversário para a distância correcta e voltam a tirar.)

- Aguenta

- Encaixa – (este não é ordem de comando, é apenas um aviso do árbitro para as primeiras linhas que podem encaixar (aconselhado pela IRB).)

Mais informações em Inglês, Francês e Espanhol na página da IRB. Carrega aqui!

Nota que este tipo de encaixe já é utilisado pelos escalões de Sub19.



Neste segundo video do hemisfério as coisas são feitas de uma maneira mais simplificada e rápida.
Engraçado é que juntaram todos os treinadores e árbitros do Super14 para explicarem.......
Carrega aqui!

Convocados para dia 8-12-2006

Encontram-se convocados para o jogo do dia 8-12-2006 entre o CDUL e a AAC, os seguintes jogadores, que devem comparecer às 8h15 nas Escadas Monumentais:

Afonso Cunha
António Cortesão
Diogo Flores
Diogo Oliveira
Gonçalo Serra
João Correia
João Mateus
João Santos
José Miguel Almeida
Luis Faria
Luís Jiang
Luís Pinto
Manuel Bessa
Miguel Tavares
Pedro Emanuel Santos
Pedro Lima
Pedro Macedo
Pedro Salgado
Rafael Espírto Santo
Taigo Candeias
Telmo Cardoso

Diário de Coimbra - 1-12-2006

Diário de Coimbra, 6.12.2006

Convívio Regional

No próximo Sabado dia 09/12/06 vai-se realizar na Moita (Anadia) o I Convivio Regional nos escalões de Bambis, Benjamins, Infantis e Iniciados no qual as equipas da AAC vão estar presentes. ( Esperando que o campo não esteja interdito devido ao mau tempo que se tem feito sentir). Esperamos que estejam presentes as equipas adversárias da Lousã, da Moita e do CDUP.O Convívio inicia-se às 10H00 e termina às 13H30.A saida fica marcada para as 09H00 nas ESCADAS MONUMENTAIS, sendo utilizado como meio de transporte uma camionete para todas os atletas da AAC.

José Carlos Pires

AAC vs CDUL - Juvenis

O jogo está marcado para dia 8 -12-2006, às 12h30 no Estádio Universitário de Lisboa.
Obrigatório levar pitons de borracha!
A saída é às 8 h 30 das Escadas Monumentais.

AAC(71) - RC Belas (3)

Agora já está, fica assim apurada a equipa de juniores da AAC para a fase seguinte, ainda por saber quem fica em 1º do grupo, uma vez que a equipa da AAC e CDUP ainda têm um jogo em atraso. No Jogo de hoje, sabia-se de antemão que a equipa da académica era superior, restava saber por quantos pontos iriam vencer e como iriam marcar. Apesar de iniciar o jogo a perder uma vez que logo nos primeiros minutos a equipa do RC Belas, adiantou-se no marcador com a marcação de uma penalidade. A equipa da académica reagiu muito bem e marcou logo de seguida o 1º ensaio. Depois disso foi só desenvolver o jogo rápido e criar fixações para agrupar a defesa e poder jogar no espaço vazio, para poder marcar ensaios. No final 13 Ensaios marcados. Apesar disso houve falhas que a equipa tem de corrigir rapidamente. A equipa: Ricardo Ferreira(João Correia), Armando Albuquerque(5), Francisco Brito, Tiago Soares(Paulo Carvalho), Jaime Cortesão (5+2), Paulo Pinheiro(Luís Pedrosa, João Tavares(Diogo Nunes(5)), Tomas Pinto(Gonçalo Gomes(5), João Boni(2+2), Eduardo Salgado(5), Diogo Morais(5+5+5), Gonçalo Pedro, Nelson Alves(Tiago Morais(5)), João Maria(5+5+5)(João Fagulha(5)), João Pratas. Resultado Final: AAC 71 – 3 RC Belas

















Jogador de Rugby

Queremos jogadores com:
Coragem
Espírito de sacrifício
Disciplina
Rigor
Capacidade de luta
Ambição

O que se deve fazer?
Descansar,
repousar,
recuperar;
Garantir a hidratação do corpo;
Treinar a 100%;
Manter o equipamento limpo e em bom estado;
Fazer uma dieta saudável;
Praticar os movimentos básicos do jogo fora dos treinos;
Planear a semana, e não deixar o Rugby interferir na vida pessoal, e vice-versa.

O que não se deve fazer?
Não beber álcool
Não faltar aos treinos,
Não saltar refeições;
Não parar o trabalho durante lesões;
Não parar de fazer desporto (natal e férias);
Não tornar o Rugby numa obsessão.

"Fonte:rugbysub17.blogspot.com"