Coimbra Sevens

Documento Orientador
COIMBRA SEVENS UNIVERSITÁRIO 2007
I. INTRODUÇÃO
O Rugby de 7 terá nascido em 1883, fruto da imaginação do jovem escocês Ned Haig. Pensado para se tornar mais atractivo e espectacular, é disputado num campo de dimensões normais, reduzindo o número de jogadores (7 para cada equipa) e o tempo de jogo (2 partes de 7 minutos cada). Esta variante do rugby tem vindo a ganhar progressivamente adeptos e praticantes em todo o mundo e a fazer-se notada no plano internacional, tendo sido disputada em 1993 a primeira Taça do Mundo, precisamente na Escócia. Actualmente as diversas selecções têm a oportunidade de se confrontarem num circuito europeu (10 torneios) e num circuito mundial (7 torneios).
II. JUSTIFICAÇÃO
Tem sido tradição a realização do torneio de 7’s de Rugby da Queima das Fitas, por parte da Secção de Rugby da Associação Académica. Nos ano de 2005 foi realizado um torneio no âmbito das comemorações do cinquentenário desta secção incluindo nas comemorações da Queima das Fitas, o qual foi no nosso entender uma iniciativa positiva, tendo havido uma forte adesão de equipas masculinas e femininas do rugby universitário nacional e internacional No ano transacto esta mesma comissão organizadora manteve a qualidade competitiva e desportiva do ano anterior, chegando mesmo a haver uma afluência de espectadores muito superior. Desta forma propomo-nos a realizar mais uma vez este torneio no âmbito das comemorações e actividades da queima das fitas 2007, permitindo a vinda de equipas nacionais e internacionais a apresentarem-se neste convívio, diversão e desporto que faz parte da monumental festa da cidade de Coimbra.
III. DATAS, LOCAIS E PROGRAMA/HORÁRIO
Estádio Universitário de Coimbra – Campos 1 e 2, em simultâneo
4 de Maio (sexta-feira):
Recepção das equipas, alojamento e jantar, reunião técnica
5 de Maio (Sábado):
Manhã: Livre ou Treino
Almoço em cantina universitária a partir das 12H00
Tarde: Início do torneio (fase qualificação) a partir das 15H00
Noite: Jantar/Convívio, a partir das 20H30
6 de Maio (Domingo):
Manhã: Livre
Almoço em cantina universitária a partir das 12H00
Tarde: Reinicio do torneio (fase eliminatória) a partir das 15H00;
Lanche, entrega de prémios e encerramento do torneio, a partir das 19H00
IV. PARTICIPANTES
12 equipas masculinas
10 árbitros
Cada equipa participante integrará o número máximo de 15 elementos (12 atletas e 3 acompanhantes)
Entre atletas, acompanhantes, árbitros e elementos da organização, estimamos o envolvimento de 400 pessoas na realização do torneio.
V. COMISSÃO ORGANIZADORA
A comissão organizadora será constituída por um representante da Secção de Rugby da AAC, por um coordenador geral e pelos responsáveis pelas áreas Técnica, de Alojamento e Alimentação, de Transportes, Guias e Protocolo, e de Campo e Merchandising.
Coordenador Geral: Vasco Couceiro
Tel. -963732468 / 917911920
E-mail: Vasco_couceiro@sapo.pt
VI. REGULAMENTO
1. O torneio será realizado segundo as regras de jogo de rugby, tal como estão estipuladas pelo International Board, com as seguintes adaptações:
1.1. Formação ordenada não disputada;
1.2. As penalidades são jogadas à mão (pontapé-livre) ou podem ser tentadas em drop, mas apenas depois de um passe;
1.3. O pontapé de recomeço é efectuado obrigatoriamente pela equipa que acabou de marcar;
1.4. Todas as transformações de ensaio são obrigatoriamente em drop;
2. Todos os jogos terão a duração de 2 x 7 minutos, com 1 minuto de pausa para mudança de campo. As finais terão a duração de 2 x 10 minutos, com 2 minutos de pausa. O final de cada meio-tempo será assinalado por um sinal sonoro a partir da mesa técnica. Depois deste sinal o árbitro deverá finalizar o meio-tempo na primeira paragem de jogo.
3. O torneio será disputado numa primeira fase em sistema de poule e na segunda fase em sistema de eliminação.
4. Serão atribuídos 2 pontos por vitória e 1 por empate na primeira fase;
5. Os critérios de desempate das equipas na classificação da poule serão assim ordenados:
5.1. Diferença entre pontos marcados e sofridos;
5.2. Número de ensaios marcados;
5.3. Número de cartões amarelos e/ou vermelhos
5.4. Média de idades mais baixa entre os atletas que compõem a equipa;
6. Sempre que aconteça um empate nos jogos da fase eliminatória, será jogado um primeiro prolongamento de 5 minutos. Se o empate persistir serão jogados sucessivos prolongamentos de 5 minutos em sistema de “morte súbita”.
7. Cada equipa pode inscrever até 12 atletas no torneio, mas apenas 10 podem ser utilizados em cada jogo;
8. As substituições são ilimitadas e terão que ser realizadas em zona indicada junto à linha de meio campo;
9. Um atleta penalizado com cartão amarelo pode ser substituído por outro, mas não poderá reentrar nesse jogo
VC/JCD

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