Variações Experimentais às Leis

1. Árbitros Auxiliares

•Árbitros Auxiliares podem auxiliar o árbitro em qualquer das suas funções, desde que para isso tenham sido nomeados pela Federação ou Entidade Organizadora do evento.

 

(Passa a haver uma distinção entre o papel do “juiz de linha” – um elemento de cada equipa – e que apenas indica bola fora e o resultado de pontapés aos postes; ao contrário de um “árbitro auxiliar” – árbitro nomeado oficialmente – que poderá passar a ajudar o árbitro noutras funções.)

2. Bandeirolas de canto

• As bandeirolas de canto já não pertencem à linha lateral de meta, exceptuando quando a bola toca simultaneamente na haste da bandeirola de canto e no solo.

 

3. Alinhamento e lançamento da bola

-Local do alinhamento e lançamento

•Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M e depois a pontapear directamente para fora não ganha terreno com o pontapé. (Neste caso, o alinhamento será no ponto onde os pés do pontapeador se encontravam no momento do pontapé – como se a bola tivesse saído directamente num pontapé dado fora dos 22M.)

Video

•Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M, de seguida disputar um ruck ou maul, ou se houver uma placagem, e a seguir a essa nova fase de jogo, pontapear a bola directamente para fora, essa equipa ganhará terreno com o pontapé -

 

•Numa “touche rápida”, a bola pode ser lançada a direito ou em direcção à linha de meta da equipa introdutora (para trás) .

Video

-Números e jogadores no alinhamento

• Não existe restrição no número máximo de jogadores de qualquer das equipas a participar no alinhamento, sendo que o número mínimo é de dois jogadores de cada equipa. (Ou seja, deixa de ser a equipa introdutora a definir o número máximo de jogadores a participar no alinhamento.)

O receptor (“médio de formação”) deve estar colocado a 2M do alinhamento.

Video

O opositor directo do lançador da bola no alinhamento (“talonador adversário”) pode estar colocado na área compreendida entre a linha de 5M e a linha lateral, mas deve estar 2M afastado do alinhamento. Os jogadores participantes no alinhamento podem fazer o pre-gripping antes da bola ser lançada. (Ou seja, passa a ser permitido agarrar o saltador para o levantar antes da bola ser lançada.)

 

• É permitido levantar os jogadores participantes no alinhamento. (Já não é obrigatório o “saltador” iniciar o salto antes de poder ser apoiado/levantado no seu salto.)

4. Maul

• Os jogadores podem defender/ contrariar o maul se estiverem incorporados no maul e o “trouxerem” para o solo. Não é permitido a um jogador derrubar o maul atirando-se ou placando os jogadores do maul abaixo da cintura. O gesto deve ser parecido com o golpe de Judo, agarrando o jogador do maul entre os ombros e a cintura, derrubando-o.) Video

5. Formação ordenada

• Passa a existir uma linha de fora de jogo 5M atrás dos últimos pés dos jogadores incorporados na F.O.

•Os médios de formação devem estar perto (até 1M) da F.O. ou então recuar 5M. (Deixa de ser permitido ao médio de formação afastar-se lateralmente da F.O. antes desta terminar, quer a defender, quer a atacar)

2 comentários:

Uva disse...

E quando é que passa a ser legal meter as mãos no ruck?

Alan David disse...

Rugby é um esporte bem diferente, acho muito legal porem complicado, prefiro continuar com o velho e bom futebol com os pés.

Acabo de postar no meu blog de Esporte Exótico um post de rugby da uma olhada.

MeuEsporte - Rugby